Filme de Carlos Pronzato. Parceria: Das Lutas - Coletivo de mídia independente. Edição: Ricardo Gomes.
Filme de Carlos Pronzato. Parceria: Das Lutas. Edição: Ricardo Gomes – Das Lutas.

Neste exato momento em que há perseguição de quem defende a liberdade de manifestação, de quem defende a possibilidade de organização interna dos movimentos para além dos braços do poder estatal, do capital e dos paradigmas da ordem, lançamos o filme “A Partir de Agora, as Jornadas de Junho”, do diretor Carlos Pronzato.

O filme conta com depoimentos de quem esteve nas manifestações de rua do ano passado em todo o Brasil, tanto como participantes quanto co-organizadores de atos, caso dos integrantes do MPL/SP e do Tarifa Zero/Salvador. Aliás, uma das características das ditas ‘Jornadas de Junho’ é de ter sido aberta à organização da multidão, desde dentro. Os entrevistados enfatizam isso. Assim, todos os que participaram das manifestações podem ser considerados seus co-organizadores.

O filme aparece no momento certo para relembrar a coragem de quem desestabilizou o status quo de diferentes maneiras, e também para fazer uma ponte absolutamente presente com este início de ano. A criminalização, as pautas legitimamente construídas, a relação entre mídia, poder público e poder privado, tudo que a nossa pele sente quando somos açoitados pela PM esteve em junho, está no filme e vivemos agora. Mas, sem se apegar à dor que perpassa momentos, enquadramentos e memórias, o filme produz uma construção discursiva que permite traçar ferramentas de enfrentamentos a essa dor. O gesto de improviso e abertura do filme acena definitivamente para os processos frágeis e autônomos que estamos desdobrando. A pluralidade de falas ressalta os desejos e nos convoca a continuar desejando, para além de junho, mas com seu espírito rebelde.

Aqui está o link do filme: http://www.youtube.com/watch?v=3dlPZ3rarO0

Além de lançado na internet e aqui pelo Blog Das Lutas, “A Partir de Agora” será estreado em praça pública, nessa quinta-feira dia 27 de fevereiro, Praça da Cinelândia, num evento de 3 dias organizado em parceria com diversos coletivos com várias atividades espalhadas pela cidade. Segue o cartaz:

Quinta 27-fev-2014 Cinelândia
Quinta 27-fev-2014 Cinelândia