Das Lutas

Coletivo

NOTA DE REPÚDIO CONTRA A INTIMIDAÇÃO AO MILITANTE HAMILTON BORGES WALÊ

Justiça Global e Coletivo Das Lutas repudiam tentativa de intimidação por parte do Estado ao militante e defensor Hamilton Borges Walê

Hamilton Borges Walê, defensor de direitos humanos, militante do Quilombo Xis – Ação Cultural Comunitária e da Campanha Reaja ou Será Morto/ Reaja ou Será Morta, foi abordado em sua casa, ontem à noite, dia 30/09, por policiais militares fortemente armados, em Salvador. Os PM’s portavam metralhadoras e alegavam atender uma denúncia anônima. Além da truculência na abordagem, os policiais não tinham mandato judicial – que não teria validade pelo tardar da hora – para invadir a residência – inviolável* – de Hamilton Borges.

Ele e sua companheira, Andrea Beatriz Santos, atuam na proteção e garantia dos direitos da população negra e encarcerada da Bahia. Acompanham diversos casos de violência estatal contra negros e negras e violação de direitos em comunidades quilombolas.

A Quilombo Xis e a Campanha Reaja travam uma luta cotidiana pelo fim do genocídio do povo negro. Entre 2009 a 2012, 6.483 pessoas foram assassinadas, em Salvador. Mais de 80% das vítimas eram negras. O Mapa da Violência de 2012 mostrou que para cada pessoa branca assassinada, na capital, 15 negros são executados.

Não admitiremos que Hamilton Borges Walê e sua família sejam intimidados pelo aparato repressivo racista do Estado Bahia. A Justiça Global e o Coletivo Das Lutas prestam solidariedade ao companheiro Hamilton e a sua família na luta contra a violência policial, racismo e desigualdade.

Justiça Global

Coletivo Das Lutas

* Art. 5º, XI – C.F.”A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial”.

551211_585510278178070_1930802365_n

Anúncios

4 comentários em “NOTA DE REPÚDIO CONTRA A INTIMIDAÇÃO AO MILITANTE HAMILTON BORGES WALÊ

  1. Rosimeire Da Silva
    2 de outubro de 2013

    COMO FALA CRISTÓVAN BUARQUE DE HOLANDA NO SEU LIVRO: UMA SEGUNDA ABOLIÇÃO, VEMOS AO PASSAR DOS SÉCULOS QUE TODAS AS LUTAS TRAVADAS PELOS MENOS FAVORECIDOS EM PROL DA LIBERDADE E DE DIREITOS IGUAIS, PRECISAM SAIR DA VERDADE PARA O DE FATO. ME SINTO ENVERGONHADA COMO BRASILEIRA QUANDO VEJO FATOS COMO ESSES ACONTECENDO, AINDA EM PLENO SÉCULO XXI.

  2. Antonio
    6 de novembro de 2013

    Bom,
    Quero colocar em visibilidade todo o meu REPÚDIO a CERCA desse fato, o Drº Hamilton Borges,e sua companheira também Drª Andréia, são pessoas singulares, tive o prazer de conhecelos e sei o quanto ambos tem doado suas vidas por pessoas como eu. Pai de jackson Antonio de 15 anos, um dos jovens assassinados brutalmente em Itacaré e enterrado num cemitério clandestino que as altoridades fingem não ver.
    Hamilton, estamos aqui !!! conte conosco sempre…

  3. AJURIMAR CALON
    23 de dezembro de 2013

    QUERO DEIXAR CLARO, QUE VAMOS REAGIR A ESSA DISCRIMINAÇÃO,PQ NOS SOMOS UM POVO LIVRE,NÃO ENTENDO PQ A MAIORIA DOS POLICIAIS QUE NOS OPRIMEM SÃO NEGROS E ASSALARIADOS
    RESUMO:NEGROS CONTRA NEGROS, IRMÃOS CONTRA IRMÃOS,TÁTICA GOVERNAMENTAL,
    HAMILTOM ESTAMOS CONTIGO,
    DEUS TAMBEM ESTÁ CONTIGO,,E QUEM SENTE A DOR, SOFRE CHORA ESTA CONTIGO, POR JUSTIÇA, SOMOS TODOS FILHOS DE ZUMBI.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 1 de outubro de 2013 por em Para seguir lutando.
%d blogueiros gostam disto: