Das Lutas

Coletivo

A resistência dos pescadores de Zacarias

A comunidade de pescadores tradicionais de Zacarias (Maricá – RJ) ocupa esse território desde o século XVIII, segundo registros cartográficos de 1797 feitos pelos monges beneditinos da sesmaria de São Bento.

A história dessa comunidade é marcada por muitas lutas. Em 1943, a COVIBRA (Companhia Videira do Brasil) comprou esse território e iniciou uma tentativa de remoção dos pescadores. Data desse episódio a criação da Associação de Pescadores de Zacarias (ACCLAPEZ), fundada pelos “irredutíveis”, como ficaram conhecidos os pescadores que resistiram a essa tentava de despejo. Na década de 1970, outro projeto turístico e imobiliário, denominado “Cidade São Bento da Lagoa”, ameaçou a permanência dos pescadores na região. Nessa ocasião, moradores foram desalojados, mas a luta dos pescadores impediu que o projeto fosse levado a diante.

Atualmente, Zacarias encontra-se novamente ameaçada e resiste contra o projeto da empresa IDB-Brasil, controlada por um grupo luso-espanhol, que pretende construir um megaempreendimento, que inclui um resort, condomínios de prédios, um shopping e um campo de golfe na região onde hoje se localiza a comunidade e a Área de Proteção da Restinga de Maricá. Moradores antigos estão ameaçados de remoção, assim como o prédio da ACCLAPEZ e o campo de futebol, principal opção de lazer dos moradores. A lagoa, que já está poluída por conta do crescimento urbano desordenado de Maricá, pode sofrer ainda mais caso esse novo empreendimento seja levado a diante. A APA da restinga de Maricá abriga 19 espécies de plantas e animais endêmicos, algumas dessas espécies só existem nessa restinga e podem ser ameaçadas de extinção.

É fundamental apoiar a luta de Zacarias e pela preservação da restinga!

2 comentários em “A resistência dos pescadores de Zacarias

  1. Pingback: RESISTÊNCIA | ÁGUAS URBANAS ECOLOGIAS POLÍTICAS

  2. sepemarica
    30 de setembro de 2015

    Republicou isso em SEPE MARICÁ.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 5 de julho de 2015 por em Zacarias Resiste e marcado , .
%d blogueiros gostam disto: