Das Lutas

Coletivo

A Feira da Pretitude e a Autonomia Preta

Por Feira da Pretitude.

Com o objetivo de preservar a autonomia política e fortalecer a economia coletiva construímos a proposta da Feira Pretitude Econômica, itinerante, composta por pretas e pretos expositores além de faveladas e favelados do Rio de Janeiro.

Essa feira é uma iniciativa de movimentos e coletivos de maioria negra, das áreas da saúde, cultura, culinária, educação, psicologia , audiovisual, bem como familiares e vítimas do Estado racista brasileiro.

Temos como objetivo difundir a cultura de resistência africana e afrobrasileira, impulsionando o consumo de acessórios, música, arte, livros entre outros bens materiais e imateriais que o potencial da feira pode alcançar.

Cada expositor cede 20% do lucro total de sua barraca da Feira para um fundo de lutas e apoio às vítimas do Estado, como parte de um compromisso político fundamental da Feira.

A Pretitude Econômica não oferece nenhuma novidade pra favela nem pro povo preto. Não é “Economia Criativa”, não apresenta qualquer nova ideologia…
O quilombo é o quê nos ensina sobre autonomia econômica e autogestão. A favela herda isso e faz de seu espaço seu negócio, como bem sabemos e vivemos.

A Pretitude Econômica é nossa melhor forma para nos apoiarmos coletivamente num mesmo espaço. É a reunião de produtores do nosso povo, de lugares diferentes num mesmo espaço sob a perspectiva de apoio mútuo, em que o lucro não é só para si. Uma feira nossa. AUTONOMIA PRETA.

2 comentários em “A Feira da Pretitude e a Autonomia Preta

  1. Pingback: Si alza la voce dell’América negra – Comune-info | NUOVA RESISTENZA antifa'

  2. Antonio Leal
    4 de outubro de 2016

    Boa noite, tudo bem? Me chamo Antonio e me interessei na proposta de vocês. Na verdade são muitos assuntos, que gostaria de trocar ideia com vocês. Sobre propostas de conquista de direitos iguais e justiça social.
    Mas por hora, gostei destas estampas, como posso compra-las?
    Teria algum tipo de catálogo por favor? Ou quando eu poderia comparecer a uma feira destas? Desde já muito obrigado. Abraços

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 18 de maio de 2016 por em Memória das lutas, Para seguir lutando, Resistências Estéticas.
%d blogueiros gostam disto: